II Seminário de Saúde Coletiva da UFRN aponta os caminhos para o futuro da área na universidade

II Seminário de Saúde Coletiva da UFRN

Nos dias 22 e 23 de novembro aconteceu o II Seminário de Saúde Coletiva da UFRN, organizado pelo NESC e seus parceiros. O evento marca a continuidade da iniciativa iniciada em 2017, com o intuito de integralização e discutição da Saúde Coletiva como campo de saber e de práticas na UFRN e refletir sobre a agenda de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão. Além disso, o evento celebrou os 30 anos do NESC e do SUS e os 60 anos da UFRN.  Foram mais de 100 participantes presentes, entre estudantes da saúde, professores e profissionais da área, e participação de nomes nacionais importantes como o Prof. Dr. Alcides Miranda e o Prof. Dr. Jairnilson Paim.

Para o Prof. Dr. Cipriano Maia, coordenador do NESC e um dos organizadores do evento, o II Seminário de Saúde Coletiva da UFRN “cumpriu um papel relevante ao atualizar o debate sobre a saúde coletiva no contexto pós-eleitoral, onde vislumbramos cenários possíveis, mas muito rico foi o debate sobre a formação e a produção de conhecimento em saúde coletiva e as perspectivas de institucionalização, que mostraram caminhos e possibilidades no sentido que temos discutido na universidade, tendo como referência as experiências de outros locais. Um espaço institucional que agregue os processos de formação, de pesquisa e de extensão em saúde coletiva, potencializando-os. Aumentaria também a interação com o Sistema Único de Saúde e seus profissionais, onde uma estrutura maior que possibilita uma relação mais orgânica que responda as demandas e fortaleceria o processo de cooperação no âmbito nacional e internacional. O Seminário vislumbrou possibilidades de construirmos um novo tempo para a saúde coletiva na UFRN e no SUS.”

A cobertura completa do evento pode ser acessada nas redes sociais do NESC e também toda a gravação está disponível em nosso canal do Youtube.