LANÇAMENTO DO NÚCLEO DO CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DE SAÚDE - RIO GRANDE DO NORTE (CEBES-RN)

O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vem atuando ao longo da sua história no desenvolvimento

de ações de ensino, pesquisa e extensão, direcionadas a qualificação de profissionais de saúde; a cooperação técnica para implantação e aperfeiçoamento de políticas de saúde; ao apoio a participação social na gestão do sistema de saúde, e a realização de estudos e pesquisas, na busca do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da articulação com instituições públicas e com a sociedade civil.

Considerando o contexto atual , no qual  a saúde pública do Brasil encontra-se em uma situação de extrema gravidade, ocasionada devido aos rumos inadequados dados pelo governo federal à gestão da Pandemia da Covid-19, agravada pelo desmonte do sistema de proteção social, com retrocessos  na legislação trabalhista e  previdenciária,  redução dos recursos públicos para as políticas sociais e desarticulação dos espaços de participação e controle social, atingindo toda população, com um impacto maior na população em situação de maior vulnerabilidade, tornar-se imprescindível novas articulações e parcerias em defesa do SUS.

Nesse sentido, o NESC/ UFRN, soma forças ao Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) que atua desde 1976, como um espaço plural suprapartidário, que reúne ativistas, lideranças, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes, articulando e participando de frentes e alianças com diversos movimentos sociais, grupos e entidades da sociedade civil, na luta pela garantia dos direitos sociais e em particular pelo direito universal à saúde. E na perspectiva da formalização da referida parceria, convidamos a todos os interessados, para um encontro virtual no dia 30/04, as 16h, através da Meet, cujo link será disponibilizado no site do NESC/UFRN, no dia do referido evento.

Natal, 27/04/2021

Colegiado do NESC/UFRN