Nota de pesar pelo falecimento do Professor Ivanildo Cortez

NOTA DE PESAR

Com tristeza prestamos nossa homenagem ao Professor Ivanildo Cortez de Souza e registramos sua partida precoce. Neste momento de sua ausência física, recorremos às lembranças do convívio pessoal e profissional para confortar a dor e a saudade que ocupam nossos corações. Amigos, familiares, colegas de trabalho, discentes que o tiveram como mestre e todas as pessoas que desfrutaram de sua generosidade reconhecem o significado dos seus 71 anos de vida com ousadia, força de vontade e independência. Professor aposentado da UFRN e pessoa humana de grande valor, sensível e com espírito de luta pelos ideais que acreditava, foi um grande defensor da educação pública e de qualidade, no ensino médico e nos cursos de graduação da área de saúde. Na UFRN, participou de vários projetos como o Pró-saúde, Projeto UNI, disciplinas Saci e Poti, Mestrado Interinstitucional de Saúde Coletiva, Cursos de Saúde Pública, Epidemiologia, dentre outros. Teve atuação no então departamento de Saúde Coletiva e Nutrição e no de Medicina Clínica. Foi Coordenador do NESC e do Curso de Medicina. Na gestão pública, fora da universidade, foi Secretário de Saúde no município de Touros e presidiu o COSEMS, sendo defensor da Reforma Sanitária Brasileira e contribuindo na implantação do SUS.

Médico, professor, gestor, multiartista (poeta, compositor, cantor), pai amoroso, mente brilhante são algumas das definições que encontramos nas homenagens publicadas por pessoas que desfrutaram de sua companhia. Nesse momento de saudade e dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares e amigos.

Natal, 30 de setembro de 2021.

Coordenação do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva

Prof.ª Lavínia Uchôa Azevedo de Araújo