1a conferência livre nacional de cuidados paliativos

O Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das práticas em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - LETHS (vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia -PPgPsi) faz parte da Frente PaliATIVISTAS – Cuidados Paliativos pelo Brasil, em parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN – NESC irão receber as atividades da 1ª Conferência Livre Nacional de Cuidados Paliativos (ICLN-CP).

O evento, organizado pela Frente PaliATIVISTAS – Cuidados Paliativos pelo Brasil, origina-se do movimento para participação social de paliativistas de todo o país – usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço ao SUS – na defesa, junto à 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), da Política Nacional de Cuidados Paliativos. A proposta é assegurar garantia de financiamento a essa política pública, que seja integrada às Redes de Atenção à Saúde e como componente de cuidado na Atenção Primária à Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família.

A conferência tem como tema “Cuidados Paliativos: um direito humano – políticas públicas JÁ” e terá ações em diversas localidades do Brasil. As atividades têm a intenção de aprofundar o debate sobre a implementação da Política, e, assim, contribuir com a construção de caminhos para melhoria da qualidade de vida e de morte no Brasil.

A organização do evento busca apoio em defesa do acesso aos cuidados paliativos como um direito humano e dos princípios inarredáveis de valorização a vida e da dignidade humana. Os cuidados paliativos são cuidados ativos direcionados ao alívio do sofrimento relacionado à doença ou condição de saúde grave, oferecidos a pessoas de todas as idades e a seus familiares e cuidadores.

A 1ª Conferência Livre Nacional de Cuidados Paliativos (ICLN-CP) ocorrerá no dia 19 de maio, das 13h às 18h, no Departamento de Educação Física (DEF), no auditório principal (Campus Central, Rua da Saúde - ao lado do Ginásio. CEP 59078-900). As atividades serão presenciais e on-line.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/nWQMZMN7NExszyWB7

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que apenas 14% daqueles que necessitam de Cuidados Paliativos no mundo conseguem recebê-los – mais de 56,8 milhões de pessoas todos os anos – com pior acesso nos países de baixa e média renda. Estima-se que, até 2060, a necessidade de Cuidados Paliativos para aqueles na fase final da vida dobrará e 48 milhões de pessoas morrerão com sofrimento grave relacionado à saúde.

Atualmente, cerca de 70% das mortes no Brasil são causadas por doenças crônicas e em grande sofrimento, sem assistência qualificada. Apenas 7,3% dos brasileiros que necessitam têm acesso aos Cuidados Paliativos. “Nosso país possui um dos piores indicadores de qualidade de morte do mundo”, alertam os organizadores. Calcula-se que 1% a 2% da população atendida na atenção primária esteja próxima ao último ano de sua vida, taxa que sobe para 30% entre as pessoas hospitalizadas. São números alarmantes e temos que nos mobilizar no agora, pois os pacientes precisam dos cuidados no agora.

Cuidados Paliativos: um direito humano – políticas públicas JÁ!

Junte-se a nós!

Anexo: imagem.jpeg