Seminário discute desafios e perspectivas para a formação e práticas em Saúde Coletiva e o avanço da saúde digital

Nos dias 28 e 29 de setembro ocorrerá o IV Seminário de Saúde Coletiva da UFRN, evento que objetiva promover reflexões e debates relacionados à formação e práticas acadêmicas em saúde coletiva e a articulação dos setores da UFRN que atuam nesse campo; bem como dar visibilidade a projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na Universidade.

O seminário é articulado pelo NESC/UFRN - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (@ufrn.nesc) e conta com o apoio direto de diversos setores da área da saúde, especialmente daqueles voltados à Saúde Coletiva, incluindo a Escola de Saúde da UFRN (@esufrn), o Centro de Ciências da Saúde (@ccsufrn), Departamento de Saúde Coletiva (@deptosaudecoletivaufrn), Rede ObservaRH e Pró-reitoria de Pós-graduação (@ppgufrn). O momento será oportuno para discutir as experiências e conhecimentos da área e integrar cursos dos vários níveis de ensino, por isso, o público-alvo envolve, além dos próprios docentes, estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação na área da saúde interessados em debater a Saúde Coletiva na UFRN.

Nesta edição será debatido ainda um dos assuntos da atualidade que tem impactado cada vez mais a saúde pública, que é "Saúde Digital na Saúde Coletiva". O tema compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis sobre o estado de saúde para os cidadãos, profissionais de saúde e gestores públicos; bem como incorpora recentes avanços tecnológicos e conceitos como; aplicações de redes sociais, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, entre outros. Também estão sendo confirmadas as presenças de convidados de renome nacional, como é o caso da Profª Carmen Fontes Teixeira, referência nas áreas de Vigilância em Saúde e de Planejamento em Saúde. Em breve as inscrições e a programação completa serão divulgadas na página do NESC/UFRN https://nesc.ufrn.br/.